AGENDAR AULA EXPERIMENTAL: 212 070 973 OU 932 337 557.

27 de maio de 2009




O ritmo... o ritmo é algo muito interessante.

Se pensarmos um pouco, para tudo na natureza, mas para tudo mesmo existe um ritmo. E aqui perceba-se que nós "Seres Pensantes" estamos incluídos nesta natureza a que me refiro.


A maré sobe e baixa por causa do um ritmo... o Sol põe-se e a Lua reaparece pelo mesmo motivo... respiramos com ritmo... assim como amamos... também com um ritmo!

Várias notas unidas, outras soltas, mas todas juntas na mesma partitura.

Enquanto que para uns a noite foi feita para dormir, para outros o dia é uma seca... Depois há aqueles que se adaptam: dormem quando têm que dormir e mantêm-se despertos quando tem que ser.

Se para uns é no mistério da noite que se encontram, para outros, é durante o brilho do raio de sol que se esgueira pela janela que se sentem verdadeiramente.

... E quando passamos a "ar ritmar"? Não a insuflar ar de forma rítmica mas a sair do compasso, não connosco, mas com os outros?

E quando, enquanto inseridos num determinado meio, os vários ritmos passam a estar em escalas diferentes, deixam de estar em sintonia, desafinam, o que fazer?...

Isto tudo para quê?! Para vos dizer que nem sempre o percussionista que há em nós é o certo... nem o melhor... nem sempre ele concorda com o maestro mas... acima de tudo, tal como as cordas de uma guitarra que tem várias escalas e que em conjunto produzem melodias incomparáveis, ter a capacidade para compreender que todos os ritmos e cheiros que se vão cruzando na nossa "orquestra" são necessários para a nossa própria evolução!


... Biologicamente falando, claro!...

Foto Marta Freitas

1 comentário:

Nuno Costa disse...

Mais uma daquelas cheia de profundidade...mas verdadeira!!!!!